RESOLUÇÃO Nº 1, DE 03 DE JANEIRO DE 1997

 

DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

Texto Compilado

 

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO, DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo a seguinte Resolução:

 

CAPÍTULO I

DA ORGANIZAÇÃO BÁSICA DA SECRETARIA

 

Art. 1º A Secretaria da Câmara Municipal de Vila Valério é constituída dos seguintes órgãos:

 

I - DIREÇÃO SUPERIOR:

 

a) Diretor Geral de Secretaria.

b) Diretor Legislativo. (Cargo criado pela Resolução nº 77, de 17 de agosto de 2023)

 

II - DIREÇÃO ADMINISTRATIVA:

 

a) Encarregado da Área de Expediente e Relações Públicas/Chefe de Departamento de Expediente e Relações Públicas; (Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

b) Encarregado da Área de Administração e Pessoal/Chefe de Departamento Administração e Pessoal/Chefe de Departamento de Finanças e Contabilidade. (Denominação alterada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

(Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

c) Encarregado da Área de Informática e Protocolo /Encarregado da Área de Informática/ Encarregado da Área de Apoio Administrativo e Recursos Humanos; (Denominação alterada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

(Denominação alterada pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

(Dispositivo incluído pela Resolução n° 52, de 18 de fevereiro de 2009)

d) Chefe do Departamento de Compras, Patrimônio e Almoxarifado. (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

d) Chefe de Departamento de Compras; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

e) Chefe de Almoxarifado e Patrimônio; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

f) Encarregado da Área de Protocolo e Redação. (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

g) Encarregado da Área de Ações Gerais e Integradas; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

III - ASSESSORIA:

 

a)    Procurador Jurídico.

a) Assessor Jurídico. (Redação dada pela Resolução n° 69, de 05 de janeiro de 2017)

b) Assessor Legislativo. (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

c) Encarregado da Área de Gerenciamento e Apoio à Assessoria Jurídica; (Cargo extinto pela Resolução nº 72, de 26 de dezembro de 2017)

(Dispositivo incluído pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

Parágrafo Único. Para o provimento do cargo a que se refere a alínea “b” exigir-se-á a comprovação de formação em nível superior.” (Dispositivo revogado pela Resolução n° 61, de 04 de janeiro de 2013)

(Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

CAPÍTULO II

DA FINALIDADE DA SECRETARIA

 

Art. 2º A Secretaria é o órgão da Câmara Municipal que tem por finalidade promover as atividades relativas a: assessoramento à Mesa Diretora da Câmara Municipal, atividades do expediente e registro, assim como divulgação e relações públicas da edilidade; assessoria aos Vereadores no que respeita a tramitação e controle do Processo Legislativo; execução dos serviços de recrutamento, seleção, treinamento, regime jurídico, controles funcionais e demais atividades da Administração de Pessoal, padronização, aquisição, guarda, distribuição e controle do material utilizado na Câmara; tombamento, registro, inventário, proteção e conservação dos bens móveis da Câmara; conservação interna e externa do prédio da Câmara; móveis e instalações, controle e escrituração contábil da Câmara; recebimento, pagamento, guarda e movimentação dos dinheiros e valores da Câmara.

 

CAPÍTULO III

DA COMPETÊNCIA DA DIREÇÃO SUPERIOR

 

Art. 3º Compete ao Diretor Geral da Secretaria:

 

I – assessorar o Presidente da Câmara no planejamento, na organização e coordenação das atividades da Câmara;

 

II – representar oficialmente o Presidente sempre que para isso for credenciado;

 

III – procurar saber, nas repartições municipais a marcha das providências solicitadas pelo Presidente;

 

IV – prover a relação das atividades relativas ao expediente, registros, divulgação e relações públicas da Edilidade, supervisionando-as diretamente ou através de Departamentos;

 

V – promover a execução de todas as atividades referentes aos serviços parlamentares do Poder Legislativo, contando para tal, com a colaboração direta da assessoria técnica e demais funcionários designados para esse fim;

 

VI – promover a realização das atividades relativas aos serviços de recepção, informação, protocolo, arquivo, documentação e biblioteca da Secretaria da Câmara;

 

VII – promover a execução das atividades referentes aos serviços de recrutamento, seleção, treinamento, regime jurídico, controles funcionais e demais atividades da administração de pessoal;

 

VIII – promover a execução das atividades referentes aos serviços de padronização, aquisição, guarda, distribuição e controle de todo material utilizado na Câmara Municipal;

 

IX – promover a execução das atividades referentes aos serviços de tombamento, registro, inventário, proteção e conservação dos bens móveis da Câmara Municipal;

 

X – determinar a manutenção dos veículos e do equipamento de uso geral da Câmara, bem como sua guarda e conservação;

 

XI – determinar a conservação interna e externa do prédio da Câmara, móveis e instalações;

 

XII – promover a execução das atividades referentes aos serviços de controle e escrituração contábil da Câmara;

 

XIII – promover a execução das atividades referentes aos serviços de recebimento, pagamento, guarda e movimentação dos dinheiros e outros valores da Câmara;

 

XIV – assinar as carteiras de identificação funcional dos servidores da Câmara;

 

XV – promover a elaboração e assinar folhas de pagamento dos funcionários da Câmara, bem como as folhas de pagamentos de remuneração dos Senhores Vereadores;

 

XVI – resolver sobre a concessão de férias e licenças aos Funcionários da Câmara.

 

CAPÍTULO IV

DA FINALIDADE DA DIREÇÃO ADMINISTRATIVA

 

Art. 4º A Direção Administrativa tem por finalidade:

 

IÁrea de Expediente e Relações Públicas/ Departamento de Expediente e Relações Públicas: direção, orientação e supervisão das atividades relativas aos serviços de expediente e registro da Secretaria da Câmara, aos serviços de divulgação e relações públicas da edilidade, assim como, aos serviços de apoio parlamentar da Câmara, protocolo e informações quanto a processos legislativos.(Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

 

II – Área de Administração e Pessoal/Departamento de Finanças e Contabilidade: direção, orientação, e supervisão das atividades relativas aos serviços de almoxarifado, arquivo, biblioteca, administração de pessoal, patrimônio, contabilidade e controle financeiro da Câmara Municipal e demais serviços auxiliares da Câmara. (Denominação alterada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

III – Área de Informática e Protocolo/ Área de Apoio Administrativo e Recursos Humanos: direção, orientação e supervisão das atividades relativas aos serviços de protocolo e informática da Câmara Municipal. (Denominação alterada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

(Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

 

IV – Departamento de Compras, Patrimônio e Almoxarifado/ Departamento de Compras e Departamento de Almoxarifado e Patrimônio: direção, orientação e supervisão das atividades relativas aos serviços de compras efetuadas pela Câmara Municipal, bem assim o controle e as inscrições dos bens móveis e imóveis de sua propriedade. (Denominação alterada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

(Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

V Área de Protocolo e Redação: coordenação e manutenção das atividades relativas aos serviços de protocolo da Câmara Municipal, bem assim desenvolvimento de atividades de redação, auxiliando a Chefia do Departamento de Expediente e Relações Públicas em suas atribuições. (Redação dada pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

 

Seção I

Da Competência do Encarregado da Área de Expediente e Relações Públicas/Chefe de Departamento de Expediente e Relações Públicas; (Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011):

 

Art. 5º Compete ao Encarregado da Área de Expediente e Relações Públicas/Chefe de Departamento de Expediente e Relações Públicas; (Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011):

 

I – na qualidade de responsável pelas atividades de expediente e relações públicas:

 

a) formalizar os atos oficiais que devam ser assinados pelo Presidente, dando-lhes número e provendo sua publicação;

b) preparar o expediente e providenciar o despacho;

c) providenciar a publicação das relações e demais atos sujeitos a essa providência, assim como o seu registro;

b) promover a organização e manutenção atualizada do arquivo e respectivo fichário das Leis, Resoluções, Decretos Legislativos e outros atos de interesse da Câmara;

c) promover o registro do nome, endereço e telefone das autoridades de interesse da Câmara;

d) promover a numeração e expediente da correspondência Oficial;

e) providenciar, junto a imprensa, as retificações de textos de atos publicados e rever os atos antes de enviá-los para publicação.

 

II – na qualidade de responsável pelas atividades de divulgação e relações públicas da Câmara:

 

a) supervisionar as atividades de informações ao público acerca das atividades da Câmara;

b) promover a divulgação das atividades da Câmara;

c) fazer o registro, relativos às audiências, visitas, conferências e reuniões de que deva participar ou em que tenha interesse o Presidente ou Secretário;

d) apreciar juntamente com o Secretário as relações existentes entre a Câmara e o público em geral, propondo medidas para melhorá-las;

e) programar com o Secretário solenidades, expedir convites e anotar todas as providências que se tornarem necessárias ao fiel cumprimento dos programas;

f) promover a organização de arquivos de recortes de jornais, relativas a assuntos de interesse da Câmara e do Município;

g) providenciar, de acordo com as determinações do Secretário, junto aos órgãos da imprensa escrita e falada a cobertura jornalística de todas as atividades e de atos de caráter público da Câmara;

h) preparar a correspondência ou qualquer matéria destinada à divulgação.

 

III – na qualidade de responsável pelos assuntos legislativos:

 

a) dar sequência aos processos legislativos até o término de sua tramitação, observadas as orientações da assessoria técnica e com a colaboração dos demais funcionários da secretaria;

b) supervisionar a preparação das atas relativas as reuniões do Plenário, e sua reprodução e distribuição aos Vereadores;

c) promover o registro das atas, pareceres e relatórios das Comissões;

d) receber e registrar documentos de teor legislativo, e juntá-los se necessário, distribuí-los e controlar sua movimentação interna;

e) observar os prazos e projetos remetidos para sanção do Prefeito e vetos recebidos do Poder Executivo;

f) rever, periodicamente, os processos e documentos legislativos arquivados propondo a desatinação mais adequada a cada um;

g) organizar os livros de registro de presença dos Vereadores às Sessões Plenárias e às diferentes Comissões;

h) providenciar o registro apropriado dos atos em geral, portaria, leis promulgadas pelo Legislativo, autógrafos de Leis, portarias, decretos legislativos, atos, instruções e avisos, assim como pareceres e voto em separado das Comissões;

i) preparar a resenha do Expediente e da Ordem do Dia;

j) minutar e expedir certidões, à vista de despacho da autoridade competente;

k) promover o recebimento, numeração, distribuição e controle da movimentação de papéis nos órgãos da Câmara;

l) fazer protocolar todos os projetos de lei, decretos legislativos, resoluções, requerimentos, moções, indicações, substitutivos, emendas, subemendas e pareceres das Comissões;

m) promover a organização das pastas que formam os processos e dos documentos recebidos para protocolo;

n) promover o registro de tramitação de projetos de lei e demais papéis, o despacho final e a data do respectivo arquivamento.

 

Seção II

Da Competência do Encarregado da Área de Administração e Pessoal/ Chefe de Departamento Administração e Pessoal/Chefe de Departamento de Finanças e Contabilidade. (Denominação alterada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

(Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

 

Art. 6º Compete ao Encarregado do Departamento de Administração e Pessoal/ Chefe de Departamento Administração e Pessoal/Chefe de Departamento de Finanças e Contabilidade: (Denominação alterada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

(Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

 

I – Na qualidade de responsável pelas atividades de informação e administração:

 

a) promover a movimentação de papéis nos Órgãos da Câmara;

b) promover o recebimento da correspondência dirigida à Câmara e aos Senhores Vereadores e providenciar sua distribuição;

c) colecionar, catalogar e cadastrar quando for o caso, os fornecedores de materiais e bens para a Câmara Municipal;

d) promover, lavrar, registrar e organizar contratos e demais documentos necessários ao perfeito funcionamento da Administração da Câmara Municipal;

e) supervisionar todos os serviços administrativos da Câmara, entregues ao seu departamento;

f) manter contato com todos os fornecedores de bens e serviços da Câmara Municipal, zelando sempre pela preservação do relacionamento e boa imagem do Poder Legislativo, defendendo contudo sempre o erário municipal.

 

II – Na qualidade de responsável pelas atividades de arquivo e biblioteca:

 

a) organizar o sistema de referência e de índice necessário à pronta consulta de qualquer documento arquivado;

b) promover o colecionamento, a encadernação e o arquivamento de jornais e publicações de interesse da Câmara e manter em arquivo jornais e publicações oficiais sobre o município;

c) supervisionar as informações aos interessados a respeito de processos, papéis e outros documentos arquivados, e providenciar o seu empréstimo, mediante recibo e autorização do Diretor Geral da Secretaria;

d) fazer registrar, classificar, catalogar, guardar e conservar todas as publicações da Câmara, mantendo atualizado o sistema de fichários;

e) organizar e manter de forma completa as coleções de revistas e publicações da biblioteca.

 

III – Na qualidade de responsável pelas atividades de pessoal:

 

a) promover o recrutamento e a seleção dos funcionários da Câmara e o planejamento e a execução dos programas de treinamento, feitos juntamente com o Diretor Geral de Secretaria, contando com colaboração direta da assessoria técnica na aplicação dos treinamentos de pessoal;

b) organizar a lotação nominal e numérica dos funcionários da Câmara;

c) colaborar na elaboração da proposta Orçamentária da Câmara na parte relativa a pessoal;

d) promover a lavratura dos atos referentes a pessoal e, ainda, dos termos de posse dos funcionários da Câmara Municipal, contando sempre que necessário com a assessoria técnica;

e) promover a identificação e a matrícula dos funcionários da Câmara e a expedição de carteiras funcionais;

f) examinar e opinar em questões relativas a direitos, vantagens, deveres e responsabilidades de pessoal;

g) cumprir e fazer cumprir a legislação específica referente aos funcionários da Câmara;

h) promover a apuração do tempo de serviço do pessoal, para todo e qualquer efeito;

i) promover o controle da frequência do pessoal, para efeito de pagamento e tempo de serviço;

j) conceder, nos termos da legislação em vigor e após requerimento devidamente deferido, licença aos funcionários da Câmara;

k) promover a verificação dos dados relativos ao controle de salário família, do adicional de tempo de serviço e outras vantagens dos funcionários previstas na legislação em vigor;

l) promover a inspeção médica dos funcionários da Câmara para admissão, concessão de licenças, aposentadorias e outros fins legais;

m) controlar através de tabela organizada juntamente com o Diretor Geral da Secretaria, a concessão de férias aos funcionários da Câmara;

n) promover a organização e manutenção rigorosamente atualizada do cadastro dos funcionários da Câmara, bem como ficha individual, financeira, boletim de merecimento, etc.;

o) promover o assentamento da vida funcional de outros dados de pessoal, que possam interessar à Secretaria da Câmara.

 

IV – Na qualidade de responsável pelas atividades de patrimônio:

 

a) determinar, tendo em vista o montante previsto da compra, o modo pelo qual será feita a licitação de materiais;

b) construir, juntamente com o Secretário, comissões de licitações para aquisição de material permanente e de consumo de uso corrente;

c) encaminhar ao Diretor Geral de Secretaria, para exame do Presidente, os resultados das licitações;

d) promover a organização do cadastro de fornecedores, assim como a elaboração e manutenção atualizada do catálogo de materiais;

e) promover o levantamento dos artigos empregados nos serviços, verificando os que melhor atendem as necessidades da Câmara e reduzindo as variedades de materiais usados, uniformizando-lhes a nomenclatura;

f) promover o controle dos prazos de entrega de material, providenciando as cobranças quando for o caso;

g) promover a manutenção do estoque e guarda em perfeita ordem de armazenamento, conservação, classificação e registro de materiais de consumo da Câmara;

h) promover a manutenção atualizada da escrituração referente ao movimento de entrada e saída de materiais de estoque existente;

i) receber as notas de entrega e as faturas dos fornecedores com as declarações de recebimento e aceitação do material;

j) promover o fornecimento dos materiais regularmente requisitados para os devidos serviços da Câmara;

k) promover o controle do consumo do material, para efeito de previsão e controle dos gastos;

l) promover o tombamento dos bens patrimoniais da Câmara, mantendo-os devidamente cadastrados;

m) determinar as providências para apuração dos desvios e faltas de material eventualmente verificados.

 

V – Na qualidade de responsável pelas atividades de serviços auxiliares:

 

a) promover a guarda, abastecimento, lubrificação, lavagem, consertos e recuperação dos veículos da Câmara;

b) fazer inspecionar, periodicamente, os veículos da Câmara e providenciar os reparos que se fizerem necessários;

c) promover o controle dos gastos de óleo, combustível e lubrificantes, assim como, das despesas de manutenção dos veículos;

d) comparecer aos locais dos acidentes com veículos da Câmara, e prestar as informações solicitadas pelas autoridades de trânsito, tomando as providências necessárias;

e) providenciar o emplacamento e o registro dos veículos da Câmara;

f) zelar pela regularidade da situação dos motoristas da Câmara em fase da Legislação de Trânsito em vigor;

g) promover a conservação das instalações elétricas e hidráulicas da Câmara, assim como, a recuperação de esquadrias, móveis e outros utensílios;

h) promover a abertura e fechamento da Câmara nos horários regulamentares;

i) promover a conservação, a limpeza interna e externa do prédio, móveis e instalações;

j) promover a vigilância diurna e noturna do prédio da Câmara e das instalações elétricas e hidráulicas da casa, providenciando para que funcione regularmente;

k) promover a ligação de ventiladores, luzes e demais aparelhos elétricos e seu desligamento no fim do expediente;

l) mandar hastear e baixar as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal em locais e épocas determinadas.

 

I - planejar, dirigir, coordenar, controlar e avaliar o desenvolvimento das atividades afetas à gestão orçamentária, financeira e contábil; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

II - gerenciar as atividades desenvolvidas pela área, estabelecendo diretrizes de trabalho para os órgãos que lhe são subordinados; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

III - emitir relatórios e prestar informações sobre as atividades desempenhadas, quando solicitado; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

IV - administrar bases de dados centralizadas; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

V - alimentar os serviços informatizados alusivos à área; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

VI - acompanhar a evolução dos contratos sob sua gestão quanto aos reajustes, reequilíbrios econômico-financeiros e aditivos; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

VII - proceder à liquidação dos serviços executados de acordo com os contratos mediante conferência dos valores apresentados pela empresa; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

VIII - alimentar o Portal da Transparência com os dados pertinentes à sua área de atuação; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

IX - gerenciar a elaboração da proposta orçamentária da Câmara Municipal; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

X - controlar e prestar informações à Mesa Diretora, à Direção Geral e à Tesouraria sobre os saldos orçamentário e financeiro da Câmara Municipal; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XI - acompanhar e orientar o registro dos atos e fatos contábeis, corrigindo eventuais divergências; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XII - elaborar balanços, balancetes e demais demonstrativos contábeis; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XIII - elaborar a prestação de contas do ordenador da despesa, a ser apresentada aos órgãos competentes; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XIV - acompanhar a execução orçamentária, evidenciando as alterações e respectivos saldos das dotações a fim de subsidiar decisões quanto a alteração na lei do orçamento; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XV - realizar os pagamentos de responsabilidade; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XVI - alimentar o fluxo de caixa com informações sobre pagamentos realizados; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XVII - registrar movimentações das contas bancárias; (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

XVIII - exercer outras atividades correlatas. (Redação dada pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

Art. 6º-A Compete ao Encarregado da Área de Informática e Protocolo /Encarregado da Área de Informática/ Encarregado da Área de Apoio Administrativo e Recursos Humanos: (Denominação alterada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

(Denominação alterada pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

(Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

 

a) promover o recebimento da correspondência dirigida à Câmara e aos Senhores Vereadores e providenciar sua distribuição; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

b) promover a remessa da correspondência da Câmara, acompanhando sua efetiva entrega, quando postada com aviso de recebimento; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

c) promover os serviços externos da Câmara relativos a movimentação bancária e compras, quando solicitado por outro setor; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

d) efetivar o protocolo dos documentos encaminhados à Câmara, à Presidência e à Mesa; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

e) criar e manter arquivos informatizados com proposições, bem como os de protocolo e serviços da Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

f) manutenção do sítio eletrônico da Câmara Municipal junto à Rede Mundial de Computadores – web; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

g) a manutenção do almoxarifado e do sistema de compras, quando solicitado pelo setor competente; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

h) fazer pesquisas eletrônicas para os serviços da Câmara, bem assim para alunos atendidos pelo Legislativo; (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

i) superintender os serviços de reprografia da Câmara. (Dispositivo incluído pela Resolução 52, de 18 de fevereiro de 2009)

 

I – auxiliar a chefia do Departamento de Administração e Pessoal na execução das atividades relativas à gestão orçamentária, financeira e contábil da Câmara Municipal; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

II – providenciar o fechamento e a organização dos processos contábeis; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

III – manter registros atualizados das pastas dos vereadores e servidores da Câmara Municipal; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

IV – arquivar a documentação alusiva aos trabalhos contábeis e de recursos humanos; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

V – fornecer relatórios dos sistemas informatizados utilizados pelo Departamento, quando solicitado; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

VI – emitir, mensalmente, os contracheques dos vereadores e servidores da Câmara Municipal; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

VII– realizar serviços bancários e pagamentos sob sua responsabilidade; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

VIII- desenvolver atividades de gravação, reprodução e exibição em áudio e vídeo, relativamente a eventos de natureza institucional; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

XI- administrar o serviço de sonorização da Câmara Municipal; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

X – realizar serviços externos relativos à instituição; (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

XI executar outras atividades correlatas. (Redação dada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

Art. 6º-B Compete ao Chefe de Departamento de Compras, Patrimônio e Almoxarifado as atividades de: (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

I – COMPRAS, compreendendo: (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

a) a organização e atualização do Cadastro de Fornecedores da Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

b) a expedição de Certificado de Registro Cadastral às firmas fornecedoras; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

c) o atendimento aos fornecedores, instruindo-os quanto às normas estabelecidas pela Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

d) a realização de Coleta de Preços visando a aquisição de materiais e equipamentos, em obediência à legislação vigente; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

e) o encaminhamento das propostas-respostas das firmas concorrentes à Comissão de Licitação da Câmara, para as providências necessárias; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

f) a realização de compras de materiais e equipamentos para a Câmara, mediante processos devidamente autorizados; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

g) o controle dos prazos de entrega das mercadorias, providenciando as cobranças aos fornecedores, quando for o caso; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

h) a fiscalização quanto à entrega das mercadorias pelas firmas fornecedoras, observando os pedidos efetuados e controlando a qualidade dos materiais adquiridos; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

i) o recebimento e conferência dos materiais e equipamentos adquiridos, acompanhados das respectivas notas fiscais, comparando-as com a Ordem de Fornecimento, enviando os documentos à Contabilidade; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

j) a execução de outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

II – ALMOXARIFADO, compreendendo: (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

a) o recebimento e conferência dos materiais e produtos adquiridos, acompanhados de notas fiscais; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

b) a guarda, conservação, classificação, codificação e registro dos materiais e equipamentos; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

c) o fornecimento dos materiais requisitados aos diversos órgãos da Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

d) a organização, o controle e a movimentação de estoque – entrada e saída de materiais; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

e) a determinação e controle do ponto de reposição de estoque de materiais; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

f) a elaboração da previsão de compras objetivando suprir as necessidades dos diversos órgãos da Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

g) a organização e atualização do catálogo de materiais; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

h) a requisição de compras de material, utilizando formulários próprios; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

i) a realização do inventário de material em estoque no almoxarifado, pelo menos uma vez ao ano; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

j) a elaboração mensal de mapa de consumo de material, encaminhando-o ao Diretor Geral de Secretaria; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

K) a execução de outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

III – PATRIMÔNIO, compreendendo: (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

a) a tomada de providências quanto ao tombamento de todos os bens patrimoniais, pelo menos uma vez ao ano, encaminhando-o aos órgãos afins; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

b) a realização do inventário dos bens patrimoniais, pelo menos uma vez ao ano, encaminhando-o aos órgãos afins; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

c) a proposição de medidas para a conservação dos bens patrimoniais da Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

d) a proposição do recolhimento do material inservível e obsoleto; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

e) a distribuição periódica da relação dos bens patrimoniais aos respectivos responsáveis pelo seu uso e guarda; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

f) o cumprimento dos procedimentos estabelecidos em legislações específicas e vigentes; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

g) a execução de outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

 

Art. 6º-C Compete ao Encarregado da Área de Protocolo e Redação as atividades de: (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

 

I- PROTOCOLO, compreendendo: (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

 

a) efetivar o protocolo dos documentos encaminhados à Câmara, à Presidência e à Mesa; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

b) promover o recebimento da correspondência dirigida à Câmara Municipal e aos Senhores Vereadores e providenciar sua distribuição; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

c) promover a remessa da correspondência da Câmara, acompanhando sua efetiva entrega, quando postada com aviso de recebimento; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

d) promover os serviços externos da Câmara relativos a movimentação bancária, desenvolvendo outras atividades similares, quando solicitado por outro setor; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

e) exercer outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

 

II – REDAÇÃO, compreendendo: (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

 

a) redigir as atas das Sessões da Câmara Municipal, assim como das reuniões da Mesa Diretora, das Comissões Permanentes e Temporárias; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

b) redigir os ofícios e demais correspondências requisitadas por autoridade superior; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

c) auxiliar a Chefia do Departamento de Expediente e Relações Públicas da Câmara Municipal em suas atribuições; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

d) exercer outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

 

Art. 6 -D  Compete ao Encarregado da Área de Ações Gerais e Integradas: (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

I – realizar atividades auxiliares aos departamentos e demais áreas da Câmara Municipal, com vistas ao melhor funcionamento dos serviços;

(Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

II - desempenhar atividades de apoio em sessões, reuniões, audiências e outros eventos; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

III – promover a remessa, bem como o recebimento da correspondência da Câmara, providenciando sua distribuição; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

IV – organizar os armários e armazenar os materiais de consumo e de expediente, colaborando com o chefe do departamento competente na conferência dos mesmos; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

V – operar equipamentos para reprodução e digitalização de documentos em geral; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

VI – zelar pela guarda, conservação e higiene dos materiais a si confiados, recolhendo- os e armazenando-os adequadamente ao final de cada expediente; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

VII – primar pela economia dos equipamentos a si confiados, conferindo se foram devidamente desligados, especialmente os aparelhos de ar condicionado; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

VIII – zelar pela manutenção da limpeza do prédio da Câmara Municipal; (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

XI – exercer outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

CAPÍTULO V

DA FINALIDADE DA ASSESSORIA

 

Art. 7º A assessoria é o órgão que tem por finalidade o exercício de assessoramento em defesa dos interesses da Câmara.

 

Seção I

Da Competência da Procuradoria Jurídica

 

Art. 8º Compete ao Procurador Jurídico/Assessor Jurídico:

(Redação dada pela Resolução n° 69, de 05 de janeiro de 2017)

 

I – superintender os trabalhos entregues à Procuradoria Jurídica;

 

II – despachar diretamente com o Presidente da Câmara ou Diretor Geral da Secretaria, documentos entregues à Procuradoria Jurídica.

 

(Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

Seção II

Da Competência da Assessoria Legislativa

 

Art. 8°-A Compete ao Assessor Legislativo: (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

I – Prestar assessoria direta e imediata aos Vereadores no desempenho de suas atribuições; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

II – Desenvolver atividades que visem ao efetivo apoio à Direção Geral de Secretaria e demais áreas da Câmara Municipal; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

III – Colaborar na análise e redação de proposições; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

IV – Acompanhar o Processo Legislativo; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

V – Planejar e coordenar a execução de trabalhos que visem à colaboração e assessoramento ao Presidente da Câmara; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

VI – A proposição de programas de treinamento de recursos humanos; (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

VII – Exercer outras atividades correlatas. (Dispositivo incluído pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

 

CAPÍTULO VI

DOS CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO

 

Art. 9º Ficam criados os cargos de provimento em comissão necessários à implantação dessa resolução e estabelecidos seus quantitativos, valores, referências e distribuição, conforme Anexo I.

 

Art. 10 Os cargos de provimento em comissão não constituem situação permanente e sim vantagens transitórias.

 

Art. 11 As nomeações para os cargos de provimento em comissão obedecerão os seguintes critérios:

 

I – Os chefes do órgãos ligados diretamente ao Presidente da Câmara, são livres de nomeação deste;

 

II – Os encarregados pelas áreas são nomeados pelo Presidente, por indicação do Chefe do órgão correspondente.

 

Art. 12 O servidor designado para ocupar cargo em comissão poderá optar pelo recebimento do padrão salarial do cargo comissionado, ou pelo recebimento do vencimento do cargo e carreira acrescida de uma gratificação adicional de 20% (vinte por cento) do valor do cargo em comissão.

 

Art. 12 O servidor designado para ocupar cargo em comissão poderá optar pelo recebimento do padrão salarial do cargo comissionado, ou pelo recebimento do vencimento do cargo e carreira, acrescido de uma gratificação adicional de 30% (trinta por cento) do valor do cargo em comissão. (Redação dada pela Resolução n° 30, de 10 de novembro de 2005)

 

Art. 13 A Câmara Municipal proverá o treinamento de seus servidores, fazendo-o, na medida das disponibilidades financeiras do município e das conveniências dos servidores.

 

Art. 14 O horário de trabalho da Secretaria da Câmara será de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

 

Art. 14 O horário de trabalho da Secretaria da Câmara será de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas. (Redação dada pela Resolução n° 30, de 10 de novembro de 2005)

 

Art. 14 O horário regular de expediente da Câmara Municipal é de segunda a quinta-feira, das 11 às 17 horas e na sexta-feira, das 07 às 12 horas. (Redação dada pela Resolução nº 67, de 01 de setembro de 2016)

 

Parágrafo Único. Os servidores lotados na Câmara Municipal compensarão o horário de trabalho reduzido da sexta-feira nos dias de ocorrência de sessão, com amparo no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, que prevê o sistema de compensação de horários. (Dispositivo incluído pela Resolução nº 67, de 01 de setembro de 2016)

 

Art. 15 Essa Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

 

Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Vila Valério, em 03 de janeiro de 1997.

 

HERMILAR VIEIRA DA SILVA

Presidente

 

Registrada e Publicada nesta Secretaria, na data supra.

 

CARLOS ALBERTO LORENZONI

1º Secretário

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Vila Valério.

 

ANEXO I

CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO

 

Discriminação do Cargo

Quant.

Ref.

Valor

Distribuição

Diretor Geral de Secretaria

Vide equiparação salarial do cargo de Diretor Geral de Secretaria da Câmara Municipal à remuneração do Cargo de Secretário Municipal pela Lei nº 513/2011

01

CC-1

900,00 / 1.000,00

R$ 4.052,45

(Vencimento alterado pela Lei nº 605, de 05 de outubro de 2012)

(Valor alterado pela Resolução n° 10, de 29 de janeiro de 1998)

Gabinete do Presidente

Diretor Legislativo (Cargo criado pela Resolução nº 77, de 17 de agosto de 2023)

01

 

 

Direção Geral de Secretaria

Procurador Jurídico/Assessor Jurídico. (Denominação alterada pela Resolução n° 69, de 05 de janeiro de 2017)

01

CC-1

900,00 / 1.000,00/

R$ 4.849,38

(Vencimento alterado pela Lei nº 824, de 27 de dezembro de 2017)

(Valor alterado pela Resolução n° 10, de 29 de janeiro de 1998)

Gabinete do Presidente

Assessor Legislativo

 

(Cargo criado pela Resolução n° 54, de 16 de dezembro de 2010)

01/02

(Quantitativo alterado pela Resolução n° 72, de 26 de dezembro de 2017)

CA-1

 

 

Encarregado de Área/Chefe de departamento (Denominação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

02/03/04

(Quantitativo alterado pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

(Quantitativo alterado pela Resolução nº 56, de 03 de fevereiro de 2012)

CC-3/ CA-2

(Referência alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

400,00/R$ 1.654,00

(Vencimento alterado pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

01 em cada área de trabalho

Encarregado de Área/ Encarregado da Área de Informática/ Encarregado da Área de Apoio Administrativo e Recursos Humanos

(Denominação alterada pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

(Denominação alterada pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

(Cargo criado pela Resolução n° 52, de 18 de fevereiro de 2009)

01

CA-3

(Referência alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

Renumeração vide Lei nº 419/2009

 

R$ 2.412,04

(Redação dada pela Lei nº 1.043/2023)

Chefia do Departamento de Expediente e Relações Públicas (Subordinação alterada pela Lei nº 534, de 02 de maio de 2011)

Encarregado da Área de Protocolo e Redação (Cargo criado pela Resolução n° 62, de 08 de agosto de 2013)

01

 

R$ 2.412,04 (Redação dada pela Lei nº 1.043/2023)

Área de Protocolo e Redação

Encarregado de Área Ações Gerais e Integradas (Cargo criado pela Resolução nº 66, de 09 de junho de 2016)

 

01

CA-3

R$ 2.412,04 (Redação dada pela Lei nº 1.043/2023)

Departamento de Expediente e Relações Públicas

Encarregado da Área de Gerenciamento e Apoio à Assessoria Jurídica (Cargo extinto pela Resolução nº 72, de 26 de dezembro de 2017)

(Cargo criado pela Resolução nº 69, de 05 de janeiro de 2017)

01

CA-3