O PREFEITO MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO, DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a pagar excepcionalmente no exercício de 2024, abono pecuniário aos profissionais da educação básica em efetivo exercício na rede municipal de ensino, em uma ou mais parcelas, não incorporável à remuneração a qualquer título, no valor necessário para o efetivo cumprimento do disposto no art. 212-A, inciso XI da Constituição Federal, com a redação dada pela Emenda Constitucional 108/2020, regulamentada pela Lei Federal 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização d9S Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências, nos termos do "caput" do art. 26, que reza que proporção não inferior a 70% (setenta por cento) dos recursos anuais totais dos FUNDES, nos termos do art. 1 º da Lei 14.113, será destinada ao pagamento, em cada rede de ensino, da remuneração dos profissionais da educação básica em efetivo exercício.
§ 1º O abono de que trata o "caput" deste artigo será proporcional à jornada de trabalho de cada profissional da educação básica a que faça jus ao recebimento do mesmo.
§ 2º O abono mencionado no "caput" deste artigo será devido. aos profissionais efetivos em exercício, contratados por designação temporária e outros meios de contratação desde que em pleno exercício como profissional da educação básica e que já recebam os seus vencimentos no centro de custo do FUNDEB 70.
Art. 2° O abono previsto nesta Lei será pago no mês de dezembro de 2024, ou no mínimo empenhado e liquidado no corrente exercício, podendo, excepcionalmente ser pago em janeiro de 2025.
Art. 3° O abono de que trata esta Lei não integrará os vencimentos para efeito de concessão de vantagens pessoais e fixação de proventos.
Art. 4° As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, que desde já ficam autorizadas a serem suplementadas pelo Poder Executivo, se necessário, sem comprometer o saldo disposto na Lei nº 1.053, de 11 de dezembro de 2023.
Art. 5° Os critérios para a concessão de abono e valores serão definidos por meio de ato do executivo, após os cálculos dos percentuais pelo setor de contabilidade, diante das situações econômicas que forem demonstradas.
Art. 6° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.
Gabinete do Prefeito Municipal de Vila Valério, do Estado do Espírito Santo, em 26 de dezembro de 2024.
Registrada e publicada nesta secretaria municipal de administração na data supra.
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Vila Valério.