O PREFEITO MUNICIPAL DE VILA VALÉRIO, DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O Anexo I da Lei nº 297 passa a vigorar com a estrutura do Quadro de Cargos da Administração constante do Anexo I à presente Lei.
Art. 2º Inclua-se, no Anexo IV da Lei nº 297, que trata da descrição dos cargos do Plano de Cargos e Carreiras, as descrições do Cargo de Agente Administrativo Master, constante do Anexo II à presente Lei.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.
Gabinete do Prefeito Municipal de Vila Valério-ES, em 03 julho 2006.
Registrada e Publicada nesta Secretaria Municipal de Administração e Finanças, na data supra.
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Vila Valério.
GRUPO |
CARGO |
CARREIRA |
QUANT |
Operacional e Serviços Públicos e Vigilância |
Auxiliar de Obras e Serviços Públicos |
I |
40 |
Auxiliar de Serviços Gerais |
I |
70 |
|
Guarda Patrimonial |
I |
10 |
|
Artífice de Obras e Serviços Públicos |
II |
06 |
|
Motorista |
IV |
20 |
|
Operador de Máquina |
IV |
04 |
|
|
|
|
|
GRUPO |
CARGO |
CARREIRA |
QUANT |
Auxiliar Administrativo |
III |
40 |
|
III |
02 |
||
Assistente Administrativo |
IV |
34 |
|
IV |
03 |
||
Assistente Administrativo Master |
V |
06 |
|
|
|
|
|
GRUPO |
CARGO |
CARREIRA |
QUANT |
Nível Técnico |
Técnico Agrícola |
IV |
07 |
Desenhista |
IV |
01 |
|
Técnico em Contabilidade |
V |
01 |
|
|
|
|
|
GRUPO |
CARGO |
CARREIRA |
QUANT |
Fiscalização |
(Denominação de cargo alterado pela Lei n° 314, de 23 de outubro de 2006) |
V |
04 |
|
|
|
|
GRUPO |
CARGO |
CARREIRA |
QUANT |
Nível Superior |
Procurador Jurídico |
VI |
01 |
Contador |
VI |
01 |
|
Assistente Social |
VI |
01 |
|
Administrador |
VI |
01 |
|
Engenheiro Civil |
VI |
01 |
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO MASTER
1. Descrição sintética: compreende os cargos que se destinam a executar tarefas de apoio administrativo que envolva maior grau de complexidade e requeiram certa autonomia, inclusive quanto a manejar fundos em moeda corrente, cheques, empenhos, notas fiscais e outros recibos, para assegurar a regularidade das transações financeiras e atividades de alto valor agregado.
2. Requisitos para provimento:
- Instrução: ensino médio completo.
- Outros requisitos: conhecimento de processador de textos, planilhas eletrônicas, internet e noções de planejamento e orçamento.
3. Recrutamento: mediante concurso público
4. Perspectivas de desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente superior na classe a que pertence.
5. Atribuições típicas:
- prestar informações de caráter geral, pessoalmente ou por telefone, anotando e transmitindo recados;
- redigir a correspondência e documentos de rotina, observando os padrões estabelecidos de forma e estilo para assegurar o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa;
- organizar compromissos da chefia, dispondo horários de reuniões, entrevistas e solenidades, especificando os dados pertinentes e fazendo as necessárias anotações em agendas.
- organizar e manter um arquivo privado de documentos referentes ao setor, procedendo à classificação, etiquetagem e guarda dos documentos, para conservá-los e facilitar a consulta;
- organizar, orientar e distribuir entre seus auxiliares serviços de protocolo, escrituração, mecanografia (reprografia), arquivo e estatística escolar;
- efetuar atividades de controle, movimentação, pagamento e registros de pessoal;
- efetuar controle de freqüência de funcionários;
- redigir ou participar da redação de correspondências, pareceres, documentos legais e outros significativos para o órgão;
- digitar ou determinar a digitação de documentos redigidos e aprovados;
- operar microcomputador, utilizando programas básicos e aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como consultar registros;
- estudar processos referentes a assuntos de caráter geral ou específico da unidade administrativa e propor soluções;
- coordenar a classificação, o registro e a conservação de processos, livros e outros documentos em arquivos específicos;
- interpretar leis, regulamentos e instruções relativas a assuntos de administração geral, para fins de aplicação, orientação e assessoramento;
- elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticos, fluxogramas, organogramas e gráficos em geral;
- elaborar ou colaborar na elaboração de relatórios parciais e anuais, atendendo às exigências ou normas da unidade administrativa;
- realizar, sob orientação específica, coleta de preços e concorrências públicas e administrativas para aquisição de material;
- orientar e supervisionar as atividades de controle de estoque, a fim de assegurar a perfeita ordem de armazenamento, conservação e níveis de suprimento;
- classificar contabilmente documentos comprobatórios das operações realizadas, de natureza orçamentária ou não, de acordo com o plano de contas da Prefeitura;
- preparar relação de cobrança e pagamentos efetuados pela Prefeitura, especificando os saldos, para facilitar o controle financeiro;
- emitir cheques, efetuando preenchimento nominal a cada fornecedor, objetivando o pagamento do empenho;
- atender fornecedores na tesouraria objetivando pagamento através de cheque nominal;
- coordenar a preparação de publicações e documentos para arquivo, selecionando os papéis administrativos que periodicamente se destinem à incineração, de acordo com as normas que regem a matéria;
- realizar, sob orientação específica, cadastramento de imóveis e estabelecimentos comerciais, a fim de que o Município possa recolher tributos;
- averbar e conferir documentos contábeis;
- auxiliar na elaboração e revisão do plano de contas da Prefeitura;
- escriturar contas correntes diversas;
- examinar empenhos de despesas e a existência de saldos nas dotações;
- auxiliar, sob supervisão, na feitura global de contabilidade dos diversos impostos, taxas e demais componentes de receita;
- conferir documentos de receita, despesa e outros;
- fazer a conciliação de extratos bancários, confrontando débitos e créditos, pesquisando quando for detectado erro e realizando a correção;
- fazer levantamento de contas para fins de elaboração de balancetes, balanços, boletins e outros demonstrativos contábil-financeiros;
- auxiliar nos serviços de análise econômico-financeira e patrimonial da Prefeitura;
- corrigir e ordenar os dados para elaboração do Balanço Geral;
- executar ou supervisionar o lançamento das contas em movimento, nas fichas e livros contábeis;
- controlar estoques de materiais, inspecionando o recebimento e a entrega, bem como verificando os prazos de validade dos materiais perecíveis e a necessidade de ressuprimento dos estoques;
- colaborar nos estudos para a organização e a racionalização dos serviços nas unidades da Prefeitura;
- elaborar programas, dar pareceres e realizar pesquisas sobre um ou mais aspectos dos diversos setores da administração;
- participar da elaboração ou desenvolvimento de estudos, levantamentos, planejamento e implantação de serviços e rotinas de trabalho;
- examinar a exatidão de documentos, conferindo, efetuando registros, observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre o andamento do assunto pendente e, quando autorizado pela chefia, adotar providências de interesse da Prefeitura;
- auxiliar na realização de estudos de simplificação de tarefas administrativas, executando levantamento de dados, tabulando e desenvolvendo estudos organizacionais;
- colaborar com o técnico da área na elaboração de manuais de serviço e outros projetos afins, coordenando as tarefas de apoio administrativo;
- controlar o trâmite de processos que circulam na Prefeitura, em especial nos Gabinetes, para exame e despacho pelo Prefeito ou Secretários;
- executar os serviços referentes ao cerimonial;
- orientar a preparação de tabelas, quadros, mapas e outros documentos de demonstração do desempenho da unidade ou da administração;
- receber dinheiro em espécie e em cheques, confrontando a importância com as notas emitidas, para efetuar a quitação de impostos, taxas e outros;
- preparar dinheiro em espécie e em cheque, em caixa, arrumando-o em lotes e anotando quantias, número de cheques e outros dados em ficha própria do banco, para providenciar seu depósito em conta da Prefeitura;
- efetuar pagamentos, emitindo cheques ou entregando a quantia em moeda corrente, para saldar as obrigações da Prefeitura;
- calcular o valor total das transações efetuadas, comparando-o com as cifras anotadas nos registros, para verificar e conferir o saldo de caixa;
- calcular multas, juros e correção monetária de impostos e taxas atrasados;
- manter e fazer manter atualizada a escrituração de livros, fichas e documentos relativos à vida da unidade escolar a que pertence, dos professores e à vida escolar dos alunos;
- redigir e fazer expedir toda a correspondência da escola, submetendo-se à assinatura do Diretor;
- receber o supervisor educacional, atendendo suas solicitações dentro do prazo estabelecido;
- manter atualizada e ordenada toda a legislação de ensino;
- assinar, juntamente com o diretor, os documentos de vida escolar dos alunos;
- lavrar e subscrever todas as atas;
- rubricar todas as páginas dos livros de secretaria;
- promover a incineração de documentos, de acordo com a legislação vigente;
- manter atualizados os dados estatísticos necessários a pesquisa educacional;
- instruir e executar os procedimentos de aquisição de materiais e serviços compreendendo a execução de compras pelo sistema de registro de preço e pelo pregão eletrônico, operação e manutenção do portal eletrônico de compras, execução de compras diretas, preparação de solicitações de empenho, execução dos atos preparatórios para a elaboração de termos e contratos bem como executar atividades relativas à gestão da logística, compreendendo a armazenagem e a distribuição dos materiais de uso de consumo da Prefeitura;
- executar atividades relativas ao cadastro de insumos e preços da Prefeitura, compreendendo atividades de registro, exclusão e alteração cadastral, com o objetivo de manter a base de dados atualizada e abrangendo as necessidades de consumo;
- prover a administração da Prefeitura com os preços de referência para procedimentos de aquisição de materiais e de serviços;
- coordenar e orientar a recepção e atendimento de visitantes, funcionários e pacientes;
- orientar os servidores que o auxiliam na execução das tarefas típicas da classe;
- executar outras atribuições afins.
AUXILIAR ADMINISTRATIVO (Incluído pela Lei n° 314, de 23 de
outubro de 2006)
1. Descrição sintética:
compreende os cargos que se destinam a executar, sob supervisão direta, tarefas
simples e rotineiras de apoio administrativo e financeiro.
2. Requisitos para provimento:
- Instrução: ensino médio
completo.
- Outros requisitos: conhecimento de processador de textos,
planilhas eletrônicas, internet
3. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso público.
4. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
6. Atribuições típicas:
- recepcionar pessoas, procurando identificá-las, tomando
ciência dos assuntos a serem tratados para prestar informações, marcar
entrevistas, receber recados ou encaminhá-las a pessoas ou setores procurados,
bem como registrar os atendimentos realizados anotando dados pessoais e
comerciais, para possibilitar o controle dos mesmos;
- duplicar documentos diversos, operando máquina própria,
ligando-a e desligando-a, abastecendo-a de papel e tinta, regulando o número de
cópias;
- atender às chamadas telefônicas, anotando ou enviando
recados, para obter ou fornecer informações;
- manter atualizada lista de ramais e locais onde se
desenvolvem as atividades da Prefeitura, correlacionando-as com os servidores,
para prestar informações e encaminhamentos;
- digitar textos, documentos, tabelas e outros originais;
- operar microcomputador, utilizando programas básicos e
aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como
consultar registros;
- arquivar processos, leis, publicações, atos normativos e
documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas
preestabelecidas;
- receber, conferir e registrar a tramitação de papéis,
fiscalizando o cumprimento das normas referentes a protocolo;
- repor os materiais em local determinado, arrumando-os
adequadamente, para facilitar o seu manejo, preservar a ordem do local e
conservar o produto, bem como fazer o inventário de materiais;
- autuar documentos e preencher fichas de registro para
formalizar processos, encaminhando- os às unidades ou aos superiores
competentes;
- controlar estoques, distribuindo o material quando
solicitado e providenciando sua reposição de acordo com normas
preestabelecidas;
- receber material de fornecedores, conferindo as especificações
com os documentos de entrega;
- preencher fichas, formulários e mapas, conferindo as
informações e os documentos originais;
- elaborar, sob orientação, demonstrativos e listagens,
realizando os levantamentos necessários;
- fazer cálculos simples;
- coletar dados relativos a impostos, realizando pesquisas de
campo, para possibilitar a atualização dos mesmos;
- efetuar cálculos simples de áreas, para a cobrança de
tributos, bem como cálculos de acréscimos por atraso no pagamento dos mesmos;
- atender ao público informando sobre tributos, processos e
outros assuntos relacionados com seu trabalho;
- informar requerimentos de imóveis relativos a construção,
demolição, legalização e outros;
- auxiliar na confecção de mapas estatísticos diversos para
acompanhamento técnico e administrativo ;
- receber e atender ao público em geral nas diversas unidades
de saúde e de assistência social do Município;
- preencher fichas com os dados individuais dos pacientes,
bem como boletins de informação médica;
- numerar e registrar os exames clínicos realizados;
- digitar, acompanhar e organizar os resultados dos exames e
efetuar sua entrega aos pacientes;
- informar os horários de atendimento, agendar consultas e
atendimentos profissionais, pessoalmente ou por telefone;
- controlar fichário e arquivo de documentos relativos ao
histórico dos pacientes e/ou usuários da assistência social;
- numerar e registrar os exames clínicos realizados;
- orientar os pacientes em relação a condições de coleta,
marcação e data de entrega dos exames clínicos;
- executar outras atribuições afins.
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (Incluído pela Lei
n° 314, de 23 de outubro de 2006)
1. Descrição sintética:
compreende os cargos que se destinam a executar e coordenar tarefas de apoio
técnico-administrativo desenvolvendo atividades que requeiram certo grau de
autonomia, sob supervisão.
2. Requisitos para provimento:
- Instrução: ensino médio completo.
- Outros requisitos: conhecimento de processador de textos,
planilhas eletrônicas, internet
3. Recrutamento:
- Externo: no mercado de trabalho, mediante concurso público.
4. Perspectivas de
desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
6. Atribuições típicas:
- atender ao público interno e externo, prestando
informações, anotando recados, recebendo correspondências e efetuando
encaminhamentos;
- atender às chamadas telefônicas, anotando ou enviando
recados, para obter ou fornecer informações;
- manter atualizada lista de ramais e locais onde se
desenvolvem as atividades da Prefeitura, correlacionando-as com os servidores,
para prestar informações e encaminhamentos;
- duplicar documentos diversos, operando máquina própria,
ligando-a e desligando-a, abastecendo-a de papel e tinta, regulando o número de
cópias;
- digitar textos, documentos, tabelas e outros originais;
- operar microcomputador, utilizando programas básicos e
aplicativos, para incluir, alterar e obter dados e informações, bem como
consultar registros;
- redigir a correspondência e documentos de rotina,
observando os padrões estabelecidos de forma e estilo para assegurar o
funcionamento do sistema de comunicação interna e externa;
- organizar compromissos da chefia, dispondo horários de
reuniões, entrevistas e solenidades, especificando os dados pertinentes e
fazendo as necessárias anotações em agendas.
- organizar e manter um arquivo privado de documentos
referentes ao setor, procedendo à classificação, etiquetagem e guarda dos
documentos, para conservá-los e facilitar a consulta;
- examinar a exatidão de documentos, conferindo, efetuando
registros, observando prazos, datas, posições financeiras, informando sobre o
andamento do assunto pendente e, quando autorizado pela chefia, adotar
providências de interesse da Prefeitura;
- auxiliar na realização de estudos de simplificação de
tarefas administrativas, executando levantamento de dados e tabulando-os;
- preparar tabelas, quadros, mapas e outros documentos de
demonstração do desempenho da unidade ou da administração;
- colaborar com o técnico da área na elaboração de manuais de
serviço e outros projetos afins, coordenando as tarefas de apoio
administrativo;
- executar atividades de controle e acompanhamento de
empenhos;
- atender o público informando sobre tributos, processos e
outros assuntos relacionados com seu trabalho;
- informar requerimentos de imóveis relativos a construção,
demolição, legalização e outros;
- arquivar processos, leis, publicações, atos normativos e
documentos diversos de interesse da unidade administrativa, segundo normas
preestabelecidas;
- receber, conferir e registrar a tramitação de papéis,
fiscalizando o cumprimento das normas referentes a protocolo;
- autuar documentos e preencher fichas de registro para
formalizar processos, encaminhando- os às unidades ou aos superiores
competentes;
- controlar estoques, distribuindo o material quando
solicitado e providenciando sua reposição de acordo com normas
preestabelecidas;
- receber material de fornecedores, conferindo as
especificações com os documentos de entrega;
- preencher fichas, formulários e mapas, conferindo as
informações e os documentos originais;
- elaborar, sob orientação, demonstrativos e listagens,
realizando os levantamentos necessários;
- fazer cálculos simples;
- classificar contabilmente todos os documentos
comprobatórios das operações realizadas, de natureza orçamentária ou não, de
acordo com o plano de contas da Prefeitura;
- auxiliar no preparo de relação de cobrança e pagamentos
efetuados pela Prefeitura;
- fazer averbações e conferir documentos contábeis;
- auxiliar na elaboração e revisão do plano de contas da
Prefeitura;
- escriturar contas correntes diversas;
- auxiliar na feitura global da contabilidade dos diversos
impostos, taxas e demais componentes da receita;
- conferir diariamente documentos de receitas, despesas e
outras;
- auxiliar na conciliação de extratos bancários, confrontando
débitos e créditos, pesquisando quando for detectado erro e realizando a
correção;
- coletar dados relativos a impostos, realizando pesquisas de
campo, para possibilitar a atualização dos mesmos;
- efetuar cálculos simples de áreas, para a cobrança de
tributos, bem como cálculos de acréscimos por atraso no pagamento dos mesmos;
- manter atualizada a escrituração de livros, fichas e
documentos relativos à vida da unidade escolar a que pertence, à vida
profissional dos professores e à vida escolar dos alunos;
- redigir e fazer expedir toda a correspondência da escola,
submetendo-a à assinatura do Diretor;
- receber o supervisor educacional, atendendo suas
solicitações dentro do prazo estabelecido;
- manter atualizada e ordenada toda a legislação de ensino;
- assinar, juntamente com o Diretor, os documentos de vida
escolar dos alunos;
- lavrar e subscrever todas as atas;
- rubricar todas as páginas dos livros de secretaria;
- promover a incineração de documentos, de acordo com a
legislação vigente;
- manter atualizados os dados estatísticos necessários a
pesquisa educacional;
- receber e atender ao público em geral nas diversas unidades
de saúde e de assistência social do Município;
- preencher fichas com os dados individuais dos pacientes,
bem como boletins de informação médica;
- numerar e registrar os exames clínicos realizados;
- digitar, acompanhar e organizar os resultados dos exames e
efetuar sua entrega aos pacientes;
- informar os horários de atendimento, agendar consultas e
atendimentos profissionais, pessoalmente ou por telefone;
- controlar fichário e arquivo de documentos relativos ao
histórico dos pacientes e/ou usuários da assistência social;
- numerar e registrar os exames clínicos ou entrevistas
realizados;
- orientar os pacientes em relação a condições de coleta,
marcação e data de entrega dos exames clínicos;
- efetuar atividades de controle, movimentação, pagamento e
registros de pessoal;
- efetuar controle de freqüência de funcionários;
- orientar os servidores que o auxiliam na execução de
tarefas típicas da classe;
- executar outras atribuições afins.
CARGOS: TÉCNICO AGRÍCOLA, DESENHISTA E TÉCNICO EM
CONTABILIDADE (Incluído pela Lei n° 314, de 23 de outubro de
2006)
1. Descrição sintética:
Técnico Agrícola: compreende os cargos que se destinam
a executar tarefas de caráter técnico relativas a programação, execução e
controle de atividades nas áreas de cultivos experimentais e definitivos de
plantas diversas, bem como auxiliar na execução de programas de incentivo ao
setor agropecuário promovido pela Prefeitura.
Técnico em Contabilidade: compreende os cargos
que se destinam a coordenar, orientar, supervisionar e executar a
contabilização financeira, orçamentária e patrimonial da Prefeitura.
Desenhista: compreende os cargos que se destinam
a executar esboços, desenhos arquitetônicos, técnicos, artísticos e
cartográficos.
2. Requisitos para provimento:
- Instrução: curso de nível médio ou técnico de nível médio,
de acordo com a área de atuação e registro no respectivo conselho de classe,
quando se tratar de profissão regulamentada.
- Outros requisitos: conhecimentos básicos de processador de
textos, planilhas eletrônicas, internet e habilitação para a condução de
veículos em categoria específica, quando for necessário.
3. Recrutamento:
- Externo - no mercado de trabalho, mediante concurso
público.
4. Perspectivas de desenvolvimento funcional:
- Progressão: para o padrão de vencimento imediatamente
superior na classe a que pertence.
5. Atribuições típicas:
a) Cargo: Técnico Agrícola
- prestar assistência técnica, orientando diretamente
produtores sobre produção agropecuária e procedimentos de biosseguridade.
- promover a organização, extensão e capacitação rural.
- organizar e executar os trabalhos relativos a programas e
projetos de viveiros ou de culturas externas determinados pela Prefeitura, para
promover a aplicação de novas técnicas de tratamento e cultivos gerais;
- orientar os trabalhos executados nos viveiros, em áreas
verdes do Município visitando a área a ser cultivada e recolhendo amostras do
solo, instruindo sobre técnicas adequadas de desmatamento, balizamento,
coveamento, preparo e transplante de mudas, sombreamento, poda de formação e
raleamento de sombra, acompanhando o desenvolvimento do plantio, verificando os
aspectos fitossanitários, fazendo recomendações para sua melhoria ou colhendo
materiais e informações para estudos que possibilitem recomendações mais
adequadas;
- auxiliar na identificação de pragas ou doenças que afetam
os plantios em viveiros, áreas verdes e cultivos externos do interesse da
Prefeitura Municipal, para fornecer subsídios que facilitem a escolha de meios
de combate ou prevenção das mesmas;
- orientar sobre a aplicação de fertilizantes e corretivos de
solos nos viveiros ou em outras áreas, indicando a qualidade e a quantidade
apropriadas a cada caso, instruindo quanto à técnica de aplicação, esclarecendo
dúvidas e fazendo demonstrações práticas para sua correta utilização;
- proceder à coleta de amostras de solo, sempre que
necessário, enviando-as para análise;
- orientar o balizamento de áreas destinadas a implantação de
mudas ou cultivos, medindo, fixando piquetes e observando a distância
recomendada para cada tipo de cultura;
- orientar a preparação de mudas, fornecendo sementes e
recipientes apropriados, instruindo sobre a construção de ripados, escolha da
terra e de insumos, acompanhando o crescimento das mesmas, verificando o
aparecimento de pragas e doenças;
- orientar procedimentos de biosseguridade recomendando o uso
racional, isolamento de áreas a pessoas e animais, destinação final e
desinfecção de embalagens e plantas e outras medidas de cautela quando do uso
de agrotóxicos e medicamentos veterinários;
- orientar e supervisionar a desinfecção de instalações,
controlar parasitas (vermes, carrapatos, bernes etc.), pesar e medir animais;
- orientar produtores quanto às atividades de manejo
reprodutivo;
- promover reuniões e contatos com a população do Município,
motivando-a para a adoção de práticas hortifrutigranjeiras, recomendando
técnicas adequadas, ressaltando as vantagens de utilização, reportando-se a
resultados obtidos em outros locais, a fim de criar condições para a introdução
de práticas de cultivo, visando o melhor aproveitamento do solo;
- orientar produtores quanto à formação de capineiras,
pastagens e outras forrageiras destinadas à alimentação animal;
- orientar produtores quanto à combinação de alimentos,
propondo fórmulas adequadas a cada tipo de criação animal;
- orientar produtores quanto às condições ideais de
armazenamento e/ou estocagem de produtos agropecuários, levando em consideração
à localização e os aspectos físicos de galpões, salas ou depósitos, para
garantir a qualidade dos mesmos, bem como evitar perdas;
- executar experimentos agrícolas em viveiros ou em outras
áreas do Município, registrando dados relativos ao desenvolvimento do
experimento, coletando materiais abióticos, bióticos e outros, para fins de
estudo;
- orientar produtores quanto a práticas conservacionistas do
solo, para evitar a degradação e exaustão dos recursos naturais do mesmo;
- inventariar dados sobre espaços agrícolas e agricultáveis
do Município, de forma a melhor aproveitá-los, aumentando assim sua
produtividade;
- orientar grupos interessados em práticas agrícolas,
acompanhando a execução de projetos específicos, esclarecendo dúvidas,
oferecendo sugestões e concluindo sobre a sua validade;
- coletar, classificar e catalogar sementes e frutos colhidos
em áreas experimentais e no campo, medindo diâmetro, comprimento e espessura,
pesando-os e cortando-os, anotando os dados em formulários próprios para
subsidiar posterior análise e comparação de produtividade;
- supervisionar os trabalhos realizados pelos auxiliares,
distribuindo tarefas, orientando quanto a correta utilização de ferramentas e
equipamentos, verificando as condições de conservação e limpeza de viveiros,
galpões e outras instalações;
- participar do planejamento e da execução de feiras e
exposição de produtos agropecuários;
- requisitar, sempre que necessário, os serviços de
manutenção de equipamentos ou ferramentas, bem como a aquisição de materiais
utilizados na execução dos serviços;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e materiais sob sua
guarda;
- observar as normas de higiene e segurança do trabalho;
- executar outras atribuições afins.
b) Cargo: Desenhista
- estudar o esboço ou idéia central do plano, examinando
croquis,rascunhos, plantas especificações técnicas e outros elementos para
orientar-se na elaboração de projetos;
- desenvolver e detalhar desenhos de projetos arquitetônicos
e urbanísiticos, de engenharia civil e outros segundo orientação técnica;
- executar desenhos de projetos ou anteprojetos de obras
públicas, baseando-se em esboços e especificações fornecidas por engenheiros,
arquitetos ou técnico de edificações;
- executar desenhos topográficos utilizando-se de croquis e
outros elementos extraídos do levantamento de campo
- desenvolver desenhos técnicos consultando livros e
especificações observando originais medindo e adaptando detalhes e
particularidades;
- arquivar desenhos, mapas, gráficos, projetos e documentos
dispondo-os adequadamente a fim de facilitar posterior consulta
- orientar e treinar os servidores que o auxiliam na execução
de tarefas típicas da classe;
- executar outras atribuições afins.
- preparar estimativas de quantidade de materiais e
mão-de-obra, bem como calcular os respectivos custos, a fim de fornecer dados
necessários à elaboração de propostas de execução de obras;
c) Cargo: Técnico em Contabilidade
- auxiliar na organização dos serviços de contabilidade da
Prefeitura, envolvendo o plano de contas, o sistema de livros e documentos e o
método de escrituração, para possibilitar o controle contábil e orçamentário;
- coordenar a análise e a classificação contábil dos
documentos comprobatórios das operações realizadas, de natureza orçamentária ou
não, de acordo com o plano de contas da Prefeitura;
- acompanhar a execução orçamentária das diversas unidades da
Prefeitura, examinando empenhos de despesas em face da existência de saldo nas
dotações;
- orientar e supervisionar todas as tarefas de escrituração,
inclusive dos diversos impostos e taxas;
- controlar os trabalhos de análise e conciliação de contas,
conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros, para assegurar a
correção das operações contábeis;
- auxiliar e supervisionar a elaboração de balanços,
balancetes, mapas e outros demonstrativos financeiros consolidados da
Prefeitura;
- informar processos, dentro de sua área de atuação, e
sugerir métodos e procedimentos que visem a melhor coordenação dos serviços
contábeis;
- organizar relatórios sobre a situação econômica, financeira
e patrimonial da Prefeitura, transcrevendo dados e emitindo pareceres;
- orientar e treinar os servidores que o auxiliam na execução
de tarefas típicas da classe;
- receber e consistir, diariamente, as listagens de
arrecadação da rede arrecadadora e os lançamentos de tributos;
- desenvolver atividades, junto ao cadastro municipal de
atividades econômicas, de inclusão, exclusão, alteração, complementação e
atualização de dados e proceder à baixa de inscrição de contribuintes;
- analisar e informar processos que versem sobre tributos
municipais;
- zelar pelo atendimento conclusivo, ágil e de qualidade aos
contribuintes;
- fornecer dados sobre lançamento e arrecadação de tributos
para a elaboração de relatórios gerenciais;
- executar revisão de campo para informar processos;
- executar outras atribuições afins.